terça-feira, 26 de abril de 2011

Manutenção Autônoma - MA

QUE É MANUTENÇÃO AUTÔNOMA? “MA”: 

     -> São atividades realizadas diariamente pelos operadores.

Objetivo: “cada um manter as boas condições dos equipamentos que opera”.

     Um pouco de atenção ao estado de fixação, à lubrificação e à limpeza pode muitas vezes evitar a ocorrência de problemas. CADA UM CUIDA DA SUA PRÓPRIA MÁQUINA, Pequenos toques ou cuidados nas máquinas e equipamentos também são muito úteis para detectar alguma anomalia e prevenir problemas dela correntes.

     Para desempenhar de modo satisfatório as atividades de Manutenção Autônoma, os operadores devem dominar não só as atividades de operação como também os procedimentos de pequenas manutenção dos equipamentos.

     Os operadores não devem ser encarados como meros operários sem maiores responsabilidades, mas como pessoas capazes de desempenhar às vezes o papel de mantenedores.

     A qualidade mais importante que se exige de um operador é a capacidade de identificar anomalias, ou seja, a capacidade de perceber anomalias nos equipamentos e/ou produtos através da percepção de que “algo esta meio estranho”.

----> Para adquirir essa habilidade, um operador deve possuir as seguintes capacidades básicas:

 - Capacidade para definir com clareza os parâmetros para distinção entre normalidade e anormalidade.

 - Capacidade para cumprir fielmente as regras acerca do controle de condições.

 - Capacidade para tomar providências rápidas e corretas contra as anomalias.

 - Capacidade para descobrir as inconveniências (não conformidades) nos equipamentos e fazer melhorias.

 - Capacidade para compreender a estrutura e as funções dos equipamentos localizar o sistema de causas das anomalias.

 - Capacidade para compreender a relação entre o equipamento e a qualidade e para prever os defeitos   nos produtos bem como descobrir o sistema de causas.

 - Capacidade para fazer pequenos reparos.

 - Capacidade para realizar melhorias específicas em temas relacionados com as funções de operador, por si só em cooperação com outros departamentos relacionados.

------------

     É comum depararmos em reuniões que estão presentes chefes da Manutenção e Produção uma certa posição contra a manutenção. A operação exige dos equipamentos um desempenho que pode ser prejudicial, e assim causando anomalias em equipamentos com alto índice de criticidade. Com a união de um único objetivo entre os dois departamentos é possível sim evitar esses confrontos. A manutenção autônoma contribui e auxilia na excelência das atividades da manutenção. A comunicação é fundamental para atingir os objetivos.
 

Um comentário:

  1. Leonardo, parabéns pelo seu blog, excelente material, também atualizo um blog da nossa área, depois dá uma passada por lá, se quiser fazer uma troca de links depois me fale.

    Abraços,

    Afonso GoBe

    ResponderExcluir